itália
Fisioterapeuta Vladimir Bovaroti no seu consultório na cidade de Oderzo, no norte da Itália

Por Henrique Fernandes

O fisioterapeuta Vladimir Aparecido Zanelato Bovaroti está morando em Oderzo, no norte da Itália, desde setembro de 2015. Casado, pai de dois filhos, Bovaroti é descendente de italianos e resolveu se mudar para a Itália em busca de uma melhor qualidade de vida. Em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, ele tinha clínica e trabalhava em média mais de 10 horas por dia para conseguir ter uma vida razoável. Não tinha sossego e a insegurança tomava conta dele e da sua mulher. “Não tem comparação. O que mais gosto aqui na Itália é a qualidade de vida, pois aqui o que você ganha com o seu trabalho vale. Seja qualquer trabalho. O quanto você paga de imposto vale. Temos saúde, temos estudo, temos segurança. Você pode ir e vir sem medo de ser assaltado também”, afirmou o rio-pretense que adora também as estações do ano. “Aqui, as estações são bem definidas, primavera, verão, outono e inverno. Não é igual em Rio Preto, por exemplo, que era tudo igual. Aqui você vê que são bem definidas mesmo. Gosto bastante disso”.

Perguntando sobre o que não gosta da Itália, ele fica pensativo. “Pernilongo, talvez, na época do verão. Tem muito. De resto, amo tudo”. E voltar para o Brasil? “Difícil. Estamos muito bem aqui e quero criar meus filhos e dar essa oportunidade para eles. Aqui possuem escola e faculdade boa, aprendem italiano, inglês e alemão na escola, podem usufruir da Europa toda como italianos. Amo o Brasil, mas o que a Itália pode nos proporcionar é algo muito maior e melhor”.

Bovaroti atende em Oderzo, na sua cidade, e também em San Donà di Piave, e está atendendo também no hospital de Treviso. “Fiz a minha cidadania em 2008. Era bem diferente. As leis mudaram de lá para cá. Lembro que o meu processo, na época, demorou pouco mais de um mês, um mês e meio. Hoje, em Oderzo, os processos duram de 5 até 9 meses, é muito tempo. Mas existem comunes que os processos caminham mais rápido. É uma questão de procurar uma comune certa, pequena”. Sobre trabalhos, ele diz que para quem quer trabalhar existe bastante oportunidade. “Em fábricas, indústrias, sempre tem emprego para operário. Quando eu cheguei aqui fui trabalhar em fábrica. Só depois de um tempo que comecei a me encaixar na minha área. Mas, diferente do Brasil, aqui, com o salário que você ganha como operário, numa fábrica, você vive bem com sua família. E se o casal trabalhar consegue guardar dinheiro, algo que é irreal para quem vive no Brasil. É o que digo, o seu salário aqui tem valor e você não precisa ficar pagando plano de saúde, escolas, faculdades, e tudo o que a gente paga para ter no Brasil. Aqui o governo te dá isso e é de excelente qualidade”.

Nessa quarentena, ele aproveitou para criar um canal no Youtube. Lá ele posta a rotina dos seus filhos, vídeos de jogos e mais recentemente decidiu criar um quadro falando sobre como é morar na Itália. “Estou dando uma agora de bogueirinho (risos). É legal para descontrair um pouco. Faço os vídeos, edito. Quem quiser acompanhar nosso dia por aqui entra lá no canal que vou postar bastante conteúdo”.

Conte sua história, divulgue seu trabalho. Fale com a gente!

 

Henrique Fernandes

henrique@assessiva.com.br 

 

Leia mais

Não falta trabalho na Itália, afirma brasileiro que obteve cidadania italiana

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*