bolsonaro

O portal UOL traz na sua manchete principal desta quarta-feira (21) reportagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que retornou ao Brasil de Londres, enfrentando estagnação nas pesquisas eleitorais e a possibilidade do seu rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer a eleição já no primeiro turno. E para evitar a materialização deste cenário, Bolsonaro programa um intensivão de agendas de campanha para os próximos dias.

Ainda no UOL, outra matéria aborda agora o conflito entre Rússia e Ucrânia. O colunista internacional Jamil Chade informa que a Rússia anunciou a mobilização de 300 mil homens e faz ameaça nuclear. Diplomatas consideram essa sinalização da Rússia como o início de uma das fases mais perigosas da guerra na Ucrânia. O Kremlin, mesmo diante da abertura da Assembleia Geral da ONU, também voltou a flertar com a opção nuclear, alertando que vai usar de “todos os meios disponíveis”.

E a polarização política aquecida também afetou o ex-banqueiro Eduardo Moreira, que precisou cancelar palestras por sofrer ameaças de bolsonaristas. Em outra matéria do UOL, ele contou que precisou cancelar vários compromissos agendados nos próximos meses para preservar sua própria segurança.  Moreira é crítico ferrenho do presidente Jair Bolsonaro e seu governo.

Na Folha de SP desta quarta-feira,  uma das notícias mais comentadas diz respeito ao ex-governador Geraldo Alckmin, vice de Lula nestas eleições presidenciais. Alckmin, que participou de reunião com a direção do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) nesta terça-feira (20), disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) já estaria preso se fosse prefeito de uma cidade do interior. Entre as razões apresentadas, ele citou a “frouxidão fiscal” do atual governo, com a violação de diversos pontos da legislação.

Também na Folha,  uma matéria mostra um  professor de matemática que levou uma arma para uma escola estadual de São Paulo. O caso fez o governo de Rodrigo Garcia (PSDB) encaminhar uma nota a todas as diretorias de ensino reforçando que professores não podem entrar armados em escolas estaduais.

O episódio aconteceu na escola José Benedito Bartholomei, em Suzano, na Grande São Paulo, no último dia 23 de junho. O docente estava jogando vôlei com os alunos, quando derrubou a arma no chão da quadra. O número de pessoas com licença para armas de fogo cresceu 473% no governo Bolsonaro. Em 2018, antes de o presidente assumir, havia 117,4 mil registros de CACs. Em junho deste ano, o total de registros chegou a 673,8 mil.

No outro jornalão paulista, o Estadão, a manchete é sobre eleição presidencial no Brasil. O Estadão mostra que apoiadores de Bolsonaro intensificam, no Telegram, teorias de fraude usada por trompistas contra Biden. As mensagens dizem que o presidente será eleito em primeiro turno, questionam as urnas eletrônicas e atacam pesquisas eleitorais.  No texto diz que os bolsonaristas espalham sem provas, mensagens sobre um processo de fraude eleitoral em curso para impedir a vitória de Jair Bolsonaro.

No portal da Infomoney, o destaque é a matéria sobre as bolsas mundiais que operam com leve alta à espera de Fed.  As bolsas mundiais operam com leve alta nesta manhã de quarta-feira da chamada de “super quarta” para os investidores brasileiros, quando saem as decisões de política monetária americana (Fomc), à tarde, e brasileira (Copom), após o encerramento do pregão. A expectativa dominante no mercado é que os integrantes do Fed mantenham o ritmo de alta de 75 pontos base na taxa de juros dos EUA praticado na reunião de julho. Por aqui, espera-se que o Banco Central opte por manter a taxa de 13,75% ao ano, encerrando o ciclo de alta que começou em março de 2021.

Com os juros dos EUA à vista e as declarações de Putin, as bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quarta. Os preços do petróleo subiram na tarde na Ásia depois que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma mobilização militar parcial.

A cautela também marca essa quarta-feira nos mercados europeus, com os investidores da região se preparando para outro movimento agressivo da taxa de juros do Fed, assim como a decisão de amanhã do Banco Central da Inglaterra. As ações europeias oscilam entre pequenos ganhos e perdas.

Enquanto aguarda decisões de política monetária, no mercado de commodities também segue volátil. Os preços do petróleo subiram forte, especialmente após as declarações de Putin sobre a guerra na Ucrânia.

Na China, o contrato do minério de ferro negociado em Dalian com vencimento em janeiro de 2023, teve queda de 0,92% hoje, para US$ 99,78. Os preços têm oscilado à medida que o mercado avalia a força da demanda chinesa para os próximos meses.

No Brasil, os olhos estão voltados para o Fed e o Copom, tanto pelas decisões como pelos comunicados a respeito do combate à inflação e a força da atividade econômica.

Em termos de indicadores, poucos indicadores tem relevância suficiente para desviar a atenção das decisões de Fed e BC nesta tarde.

Nos Estados Unidos, saem dados de vendas de imóveis usados e do mercado de hipotecas. A temperatura do setor imobiliário tem preocupado analistas, especialmente com a perspectiva de o aperto monetário ser estendido até 2023.

E no G1, a principal notícia do portal nesta quarta-feira é sobre extração ilegal de madeira no Pará. A reportagem mostra um estudo da Rede Simex, formada por quatro instituições ambientais -Imazon, Idesam, Imaflora e ICV-, que revelou que a extração de madeira nos territórios indígenas do estado aumentou 11 vezes, num período de 12 meses,  de 158 para 1720 hectares entre 2019 e 2021. Nos territórios indígenas do estado, a extração madeireira aumentou de 158 hectares no período de agosto de 2019 a julho de 2020 para 1.720 hectares entre agosto de 2020 e julho de 2021. O número representa uma taxa de quase 1000%.

Já no jornal Diário da Região, de Rio Preto,  sua manchete mostra nesta reta final da campanha que o governador Rodrigo Garcia tem se aproximado de prefeitos da região e Tarcísio, que aposta na vinda de Bolsonaro para ganhar mais votos. Os dois estão de olho num provável segundo turno contra Fernando Haddad. Na coluna politica, da jornalista Maria Elena Covre, o destaque fica por conta do tucano Marco Vinholi, ex-secretário de Dória, que foi chamado para arrebanhar ovelhas desgarradas do PSDB, como prefeitos e vereadores. Tudo porque pesquisas indicavam que Tarcísio estaria melhor que Rodrigo na disputa pelo governo paulista.

O pedido negado da Faceres contra decisão da Prefeitura sobre Hospital da Região Norte é um dos destaques do jornal DHOJE desta quarta. Menos de 24 horas após acionar a Justiça contra a decisão da Prefeitura de Rio Preto que declarou vitoriosa a Funfarme/HB na gestão do Hospital Municipal da Região Norte, o Instituto de Saúde Organização Social Faceres teve negado nesta terça-feira, 20, pedido de liminar para suspender o processo. A tentativa da instituição era impedir a assinatura do contrato.

A juíza da 2ª Vara da Fazenda de Rio Preto, Tatiana Pereira Viana Santos, recebeu o mandado de segurança na tarde de segunda-feira, 19. A ação argumentava que a proposta da vencedora do chamamento público finalizado na semana passada seria “inexequível”.

E na CBN Grandes Lagos, o assunto é sobre Internações por Covid-19, que começam a zerar em cidades da região de Rio Preto. Cidades como Nova Granada, Potirendaba e Olimpia são algumas cidades que estão zeradas em números de internação. E o Hospital de Base já não contabiliza pacientes na UTI.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*