A primeira formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São José do Rio Preto foi empossada na manhã desta terça-feira, dia 01/12, em uma solenidade virtual, por meio da plataforma Zoom, comandada pelo prefeito Edinho Araújo e pelo Secretário Municipal de Cultura, Pedro Ganga.

São 26 conselheiros e seus respectivos suplentes, paritariamente da sociedade civil e poder público, que terão o mandato com vigência para o biênio 12/2020 – 12/2022, e têm mandato, renovável, uma vez, por igual período.

O Conselho

O Conselho Municipal de Políticas Culturais, órgão colegiado consultivo,  deliberativo e fiscalizador, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Cultura,  com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, se constitui no principal  espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais tem como principal atribuição propor, deliberar,  acompanhar a execução e avaliar as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura. Os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que integram o grupo da sociedade  civil, são representantes de diversos segmentos artísticos e culturais, considerando as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, e foram eleitos democraticamente pelos pares dos respectivos segmentos, por meio de voto direto.

A representação do Poder Público no Conselho Municipal de Políticas Culturais deve  contemplar a representação do Município de São José do Rio Preto/SP por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretarias Municipais afins. Confira a composição do Conselho por segmentos, secretarias e seus respectivos membros, no quadro abaixo.

Momento histórico

Iniciando a solenidade de posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o prefeito Edinho Araújo destacou a importância da criação do conselho e de suas funções. “Participar do nascimento, do primeiro ato de um conselho como esse é histórico e tem uma característica muito forte, porque dele vamos poder colher muitos resultados importantes como uma política pública de cultura permanente”, Edinho.

O assessor da Cultura e também Gestor do Sistema Municipal de Cultura,  Jorge Vermelho, em sua fala como conselheiro eleito e representando o poder público, focou na importância do trabalho dos conselheiros no diálogo com a sociedade e para construção do Plano Municipal de Cultura, que terá validade de dez anos.

Beta Cunha, artista e uma das conselheiras eleitas, representando sociedade civil, falou das lutas da classe pelos direitos, da conquista que o conselho traz, do espaço de discussão que ele trará, possibilitando novas demandas, reivindicações e realizações.

O Secretário de Cultura, Pedro Ganga, enfatizou também a conquista do conselho. “Empossar um Conselho da área de Cultura em Rio Preto é um  sonho de décadas. Quero agradecer a todos os envolvidos do poder público, executivo, legislativo, sociedade civil por essa conquista que é de todos”, destacou.

O Poder Legislativo teve participação na aprovação da criação do  Conselho Municipal de Políticas Culturais. O  Presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Pauléra, participou da solenidade e falou da importância da veia Cultural de Rio Preto que deve ser apoiada e incentivada. “Esse Conselho vai mudar a história da cidade na área da Cultura, na forma como os recursos são aplicados no setor e isso vai ser muito positivo”, afirmou Pauléra.

Finalizando a solenidade o Prefeito Edinho Araújo assinou o Termo de  Posse ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de São José do Rio Preto – biênio 2020 – 2022.

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

BIÊNIO 12/2020 – 12/2022

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

 

Poder Público

Secretaria Titular Suplente
Secretaria de Assistência Social Maria Sônia dos Santos Miele Willian Meque
Secretaria de Comunicação Social Josy Mariano de Sá Silva Jaqueline Barros Prates
Secretaria de Cultura Jorge Luis Vermelho Moro Gisele Margarida Carminatti
Secretaria de Cultura Fábio Domingues do Amaral Talita Fabiano de Carvalho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo Arlindo Lima Junior Lucas Chagas
Secretaria de Educação João Ernesto Nicoleti Rosemary Dias Longuini
Secretaria de Esporte e Lazer Marcelo Sant’ana Theodoro Eliete Fátima de Marques Reis
Secretaria da Fazenda Vinícius Ortolan Vagner Vicentim
Secretaria de Habitação Telma Silva Caetano Renata Ferreira Moysés Correa
Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo Kátia Regina Penteado Casemiro Samuel Vilanova
Secretaria de Planejamento Estratégico Maria Stella Fernandes Rosa Homsi Sandra Regina Tobias
Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia Bárbara Laís Barbosa da Silva Sandra Regina Migliorança
Secretaria do Trabalho e Emprego Rafael Nogueira Santos Marciany Roberta Demondes

 

Sociedade Civil

Segmento Titular Suplente
Audiovisual / Multimeios / Cinema / Artes Integradas Márcio Jacovani Lia Maura de Barros
Artes Plásticas / Visuais / Design Wagner Lima Orniz Juny Alessandro Biassi de Almeida
Carnaval / Samba Élcio Luiz Soares Dilceia Shirley dos Santos
Cultura da População Negra e População Indígena Roberta dos Santos Cunha Manoel Messias Pereira
Cultura LGBTQIA+ Pedro Henrique Ferré 

(Gaia do Brasil)

Barbara Ananda
Cultura Popular / Folclore / Artesanato Daniela Alves da Silva Rosalina Menegon Teixeira
Cultura Urbana / Arte de Rua / Hip Hop Ana Paula Ribeiro Egide Neusvaldo Ribeiro Santos
Dança / Movimento Andrea Capelli Mariana de Carvalho Borges
Literatura/Livro Glaucia Regina Ramires Raul Marques
Música Samuel Verona Moreti Alex Duarte
Patrimônio Cultural Romildo Antônio Sant’Anna Cristian Roberto Nazareth Lisboa
Produção / Promoção Cultural / Economia Criativa Luciani Maria Vieira Rocha Ana Leticia Ravagnani
Teatro / Arte Circense Fagner Luis Rodrigues Oliveira Rodolfo Eduardo Branco Kfouri

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*