itália

O governador do Vêneto, Luca Zaia, anunciou nesta semana que a partir do dia 1º de junho não será mais obrigatório o uso de máscaras ao ar livre. O uso só será necessário na presença de outras pessoas com menos de um metro de distância ou dentro de locais fechados (lojas, supermercados, clubes). Zaia se baseia nos dados de contágios da região, que estão bem controlados. Outras regiões da Itália, como a Lombardia, seguem com as medidas.

Zaia também determinou a reabertura de casas de repouso, centros de serviço público e autorizou abertura de centros de beleza e spas. As praias do Vêneto também já estão recebendo turistas. Existe o espaçamento dos guarda-sois nas praias que é de 12 metros quadrados.

Atualmente, existe apenas sete pacientes com COVID-19 em terapia intensiva. “Lembro que a curva descendente começou em 10 de abril e continua. Peço aos meus cidadãos que não baixem a guarda porque o vírus ainda está presente hoje. Não podemos abrir tudo, seria irresponsável, abriremos gradualmente, como fizemos no passado com as atividades econômicas. Hoje, abrir tudo significaria abrir cinemas, teatros e isso não pode ser feito: espero que seja possível a partir de 15 de junho, mas com responsabilidade”.

Reabertura das fronteiras no dia 3 de junho

No dia 3 de junho, a Itália reabre suas fronteiras para estrangeiros de países do espaço Schengen e da Grã-Bretanha. “Espero que decidamos reabrir e, de qualquer forma, todos juntos, a partir de 3 de junho”, afirmou o governador do Vêneto, Luca Zaia, no habitual comunicado de imprensa sobre a emergência do coronavírus. Zaia também falou da Grécia, que colocou a Itália na lista negra, proibindo a entrada de italianos no país.  “A Grécia teve um comportamento absolutamente repreensível em relação à Itália. Me irrita que essa atitude venha de um país que está na Europa. Se eu fosse o ministro das relações exteriores italiano, já estaria em Atenas. Eu nunca esperava isso. Precisamos intervir imediatamente”.

Henrique Fernandes, jornalista, está no Norte da Itália, desde fevereiro e conta como o país está enfrentando a pandemia da Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*