covid-19

Com taxa de ocupação de leitos de UTI em Rio Preto de 48,59% a gerente da vigilância epidemiológica Andréia Negri mostrou nesta sexta-feira, dia 4, preocupação com o crescimento de internações em decorrência de complicações mais graves da Covid-19.

Durante atualização dos números da pandemia Andréia destacou que pouco mais de 10 dias foram suficientes para que a taxa que era de 35,61% aumentar para o atual índice.

“Estávamos em uma descendente importante e agora já estamos com quase 50%. Pouco mais de 10 dias aumentamos. Se continuar com essa persistência, para as próximas semanas poderemos chegar a 70% de leitos de UTI e medidas restritivas poderão ser tomadas. Fica este alerta. A Covid está circulando em grande intensidade”, destacou.

Atualmente são 269 pacientes internados, destes 140 tem Covid, sendo 67 deles em UTI e outros 73 em enfermarias.

Foram divulgados 184 novos resultados positivos para a doença (164 pelo teste PCR e 10 pelo sorológico). Mais quatro óbitos também foram registrados.

Rio Preto tem agora 30.089 pessoas infectadas desde março, com 28.098 deles já curadas. São 809 óbitos no acumulado.

A cada 100 pacientes internados com complicações mais graves 60 são positivos para a Covid-19. O número é de 29 pessoas para os sintomas mais leves.

Outro dado divulgado pela gerente da vigilância epidemiológica é que a faixa etária de 20 a 49 anos é a que mais apresenta sintomas leves para a Covid. Já para os casos que levam a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e consequente internação a faixa etária entre 50 a 59 anos lidera as estatísticas.

“As pessoas que tem 50 anos estão precisando de internação. Não é somente o idoso, o adulto jovem também interna e corre riscos. Fica o alerta”, diz Andréia Negri.

A média móvel de casos confirmados continua em tendência de aumento. No dia 5 de novembro eram 70 casos em média por dia e no dia 22 já eram 141, o dobro.

“Esta persistência preocupa bastante e pedimos para a população que a Covid não foi embora. Está circulando e uma transmissão mais intensificada”, diz.

Em relação a média móvel de óbitos pela doença depois de registrar importante queda com uma morte por dia, quando no pico eram oito, neste momento são três óbitos.

 

Leia mais

Conselho Municipal de Políticas Culturais é empossado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*