Após três meses de intervalo forçado, o Campeonato Italiano retorna no dia 20 de junho. O anúncio oficial foi feito nesta semana pelo Ministro do Esporte, Vincenzo Spadafora, e pela cúpula do futebol nacional italiano. A data foi definida pelo premier Giuseppe Conte. “A Série A começa novamente em 20 de junho. Tivemos uma reunião muito útil, pois o futebol seria reiniciado quando tivéssemos todas as condições de segurança e depois da aprovação do CTS.” A Itália está reiniciando.
Dia da República sem desfile
No próximo dia 2 de junho, será comemorado em toda a Itália o Dia da República. Em 1946 foi realizado o referendo em que os italianos escolheram fazer da Itália uma república constitucional, abolindo a monarquia. E as comemorações serão bem importantes durante esta pandemia. Neste ano não haverá desfile militar na via dei Fori Imperiali, em Roma, mas o aniversário será marcado por um voo de cinco dias dos aviões da tradicional Frecce Tricolori, grupo de acrobacias da Força Aérea Italiana. Desde o dia 25 de maio a Frecce Tricolori faz um tour pela Itália. Os aviões percorrem por cinco dias todas as capitais das províncias. O Ministério da Defesa da Itália afirmou em nota que as acrobacias da Frecce eram para dar “um sinal de unidade, solidariedade e recuperação” ao povo italiano.
A serenidade
Nessa crise toda que estamos vivendo me atentei para algumas particularidades nas crianças, principalmente em relação aos meus dois filhos. Com todas essas mortes, histerias, e mesmo com o meu distanciamento de meses, aqui na Itália, os dois permanecem serenos e ao falarem comigo todos os dias, do Brasil, me acalmam. Além de serem menos vulneráveis ao COVID-19, as crianças estão encarando as quarentenas de uma maneira bem mais tranquila. Estudam, fazem os seus afazeres em casa, jogam videogame e pelo que vejo estão mais preparadas para encarar toda essa loucura de pandemia. Nos ajudam a tocar a vida adiante. São bem mais resilientes. Tenho muito o que aprender com eles.
Mais textos sobre a rotina na Itália aqui: https://www.diariodaregiao.com.br/search/?q=henrique%20fernandes%20it?lia&page=1
Henrique Fernandes, jornalista, está no Norte da Itália, desde fevereiro e conta como o país está enfrentando a pandemia da Covid-19
Leia mais
Não falta trabalho na Itália, afirma brasileiro que obteve cidadania italiana