covid-19

Nosso mundo, como conhecíamos, mudou.  Mas mudou muito mesmo nos últimos meses. E esqueça que nada vai voltar como era antigamente. A Covid-19 fez uma revolução, seja de relações pessoais, trabalhistas, familiares. Para o psicólogo rio-pretense Hugo Ramon Oddone não existe saída. “Se mantivermos tudo do mesmo jeito que fazíamos, seja no trabalho, em casa, nos estudos, ficaremos condenados à morte. A pandemia trouxe uma mudança estrondosa e essa situação nos obriga a mudar, a nos reinventar, a usarmos a criatividade, uma mudança de dentro para fora. A nos adaptar com esse novo mundo”, afirmou o psicólogo que já se reinventou inúmeras vezes em sua vida. “O mundo é novo ao nosso redor, e nos também estamos renovados. Isso exige uma nova equação de forças internas e externas. Faço muitas coisas novas, mas também voltei a colocar em prática ações antigas, como grupos de psicologia, prática abandonada há quase 20 anos. Existe uma reinvenção enquanto exigência interna como resposta à pandemia e, também, uma volta ao passado, enquanto ativação das nossas memórias vivenciadas, em roupagem renovada”.

E nessa esteira de mudanças o jovem empresário, Matheus Camargo, já colocou a mão na massa durante a pandemia. Sua empresa, a Lumavi, indústria de luminárias, bateu recorde de vendas justamente neste período de crise. “Nossa empresa estava estruturada e durante o início da pandemia tivemos tranquilidade para analisar o mercado, tomar decisões certeiras que nos ajudaram. Um dos fatores foi fazer estoque já prevendo que ia faltar material no mercado. E não deu outra, está faltando chapa de aço. Teve um aumento de 60% no valor desde o início da crise da Covid-19. Mantivemos o nosso preço e estamos passando bem pela crise”, afirmou Matheus que comanda a empresa ao lado do pai e do irmão.  Ele conta ainda que aproveitou a pandemia para estudar mais ao lado dos familiares. “Nós três fizemos muitos cursos, estudamos e estamos saindo dessa pandemia melhores, como gestores e como homens. Repensamos todo o nosso negócio. Todo estrutura, processo, cultura, temos investido em curso, treinamento, não só os gestores, mas para alguns colaboradores, chaves, contratação de consultorias. Temos feito uma transformação total na nossa empresa. E não sei se isso aconteceria se não tivesse tido essa pandemia”.

Hugo comenta que a reinvenção não é algo externo, no trabalho, mas pessoal, íntima, a partir da redescoberta das próprias necessidades do ser. É algo mais profundo.  “Existe essa possiblidade de sair na frente, de puxar a novidade, com saídas criativas. E isso é pessoal, íntimo, seja na família, na área conjugal e do trabalho, também, claro. Vai da pessoa querer mudar também, se reinventar como ser humano”.

 

Leia mais

Psicoterapia Online em Tempos de Pandemia Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*