Inegavelmente como todos os demais setores de atividade econômica, os SEGUROS não deixaram de passar por profundas mudanças causadas pela Pandemia do COVID-19. Esta percepção fica ainda mais perceptível ao defrontarmos mudanças significativas nas praticas anteriores com as atuais. Principalmente nos quesitos de ordenamento negocial e valorização de produtos e serviços. O setor de seguros seguirá essas mesmas orientações e tendências para viabilizar todo esse processamento, que tem por objetivo atender ao também novo consumidor de seguros.
Por onde se dará as Mudanças:
- Aumento na concorrência;
- Transparência com fortalecimento das Ouvidorias;
- Redução de Custos nas Empresas do Setor;
- Redução de Preço para o Consumidor;
- Novos mecanismos e normas de conduta para proteção do setor e do consumidor (CDC);
- Queda nos Juros com efeitos no modelo industrial.
A carga tributária brasileira já não é mais o grande impeditivo para este avanço, aliás, pouco tem se falado a respeito. A economia toma seu papel solo, e não quer ficar refém dos impostos.
No campo dos SEGUROS, especificamente, o Empresariado terá que investir cada vez mais em segurança para pode pagar mais barato o seu Seguro.
As regras que se somam para este avanço são de natureza conscienciosa e em respeito á realidade brasileira. Ou seja, vamos construir cada vez mais nosso padrão de Aceitação e Precificação, mesmo em um mercado interno com cerca de 50% de participação estrangeira.
No campo da distribuição dos SEGUROS, os Corretores de Seguros deverão permanecer na Liderança, pois executam melhor este papel de estar mais próximo e atender melhor o consumidor.
No entanto resta-nos saber se vamos crescer acima de dois dígitos, como vimos antes da Pandemia. Muito bem, a mudança mais significativa do ponto de vista da Indústria (Seguradoras) está na “Queda dos Juros”, que fatalmente vão exigir das SEGURADORAS maiores esforços em suas Despesas de Administração (DA) e nas ações para atingir melhores resultados no Industrial.
É um novo e longo caminho que teremos pela frente, com lições para todos, consumidores, corretores de seguros e seguradoras.
Shirtes Pereira
Técnico em Edificações
Bacharel em Economia e Administração de Empresa
Docente ENS (Escola Nacional de Seguros)
Securitário e Corretor de Seguros
Blog – www.colunadoshirtes.com.br
Leia mais