cidadania italiana
Bar da estação de esqui, de Col Margherita, de San Pellegrino, em Falcade, na província de Belluno, na Itália

No domingo (09), fui conhecer a estação de esqui de Col Margherita, de San Pellegrino, em Falcade, na província de Belluno, no norte da Itália. São as famosas dolomites (dolomitas). Acabei de chegar aqui na Itália, tem somente seis dias, e ainda estou esperando os documentos da minha cidadania italiana saírem. O bom enquanto não finaliza todo o processo são os passeios que podemos ter aqui. Tudo é novidade e muito bonito. O local fica cerca de 2h30 de Montebelluna, cidade que estou hospedado. Saímos cedo, por volta das 7 horas.

Fomos em dois carros. Num deles, eu, e mais três amigos brasileiros. Um deles mora aqui em Montebelluna com a família, é rio-pretense, assim como eu. Os outros dois são de Alicante, na Espanha, e estavam passeando por aqui no fim de semana. No outro, uma família de italianos amigos.

Uma das coisas que mais me surpreendeu no passeio foi a conservação de tudo. Desde as estradas, as casinhas nos vilarejos. Tudo em ordem. Construções centenárias, em ótimo estado. Outra coisa também. O sistema de irrigação que utilizam nesta região é sensacional. Por onde andei por aqui notei canais abertos dos dois lados das vias, que levam a água do degelo das montanhas até as propriedades rurais em todo o Veneto. Um rio lindo que vemos no caminho é o Piave, localizado na parte sul do Monte Peralba, em Belluno, a 2037 metros do mar. Ele desagua no Mar Adriático, no Noroeste de Veneza.

Um dos braços do rio Piave
As paisagens são lindas. Dolomistas ao fundo. São muitas casas com arquitetura típica durante todo o trajeto

Uma dica para quem vai nas montanhas, com neve. Se preparem para o frio. Lá a temporada fica sempre negativa. No momento em que estivemos visitando a montanha estava 7 graus negativo. Felizmente não tive problemas com o frio. Fui com duas blusas, duas calças grossas, luvas e gorro. Mas, nos pés, sentiu muito frio, mesmo usando meia de lá. Meu tênis, de couro, não segurou muito o frio. O bom é que na estação tem um café, com local fechado e uma área externa grande, onde os visitantes podem ficar lá, tomar um café quentinho, um cappuccino. O bar tem um banheiro também. Os valores são acessíveis e não é obrigatório consumação. Um café custa 1,5 euro, um cappuccino 2,3. Aproveitei para me aquecer um pouco e tirar os pés do contato com o gelo.

A visão lá de cima dos 2,5 mil metros de altura impressiona. Muita gente vai lá esquiar, nos finais de semana. Comparei o local com o bondinho do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, mas com neve. 🙂  O bondinho que leva até o topo da montanha custa 14 euros (ida e volta).

Bom, foi um domingo cheio de novidades. Espero contar mais sobre a minha busca pela cidadania italiana em breve.

Leia mais

Cidadania italiana: a viagem para a Itália

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*