itália
Primeiro ministro, Giuseppe Conte

Com quase 6 mil casos confirmados de coronavirus, o primeiro ministro da Itália, Giuseppe Conte, tomou uma atitude considerada radical por grande parte dos italianos. Neste sábado (07) à noite ele assinou decreto isolando a região da Lombardia e outras 11 províncias das regiões do Piemonte, Emilia Romagna e Vêneto. As medidas atingem quase 20 milhões de pessoas, que, segundo o decreto, estão proibidas de se deslocar desses territórios, além de contarem com restrições para trabalhar e saírem de suas casas. O decreto começou a valer neste domingo e vale até o dia 3 de abril. O decreto, divulgado na noite de sábado causou alvoroço nos italianos. Muitos, com viagens marcadas, acabaram adiantando seus planos com medo de serem barrados pela polícia em aeroportos e estações de trem. Na manhã deste domingo, o governador do Vêneto, Luca Zaia, saiu em defesa da sua região e requereu a retirada das províncias de Pádua, Treviso e Veneza do isolamento. Para ele, a atitude tomada por Conte, no caso do Vêneto, é desproporcional.

A Itália viu aumentar consideravelmente o número de casos positivos para o coronavirus nos últimos dias. São quase 6 mil casos confirmados e mais de 200 mortes, colocando a Itália como país com mais casos em toda a Europa. A Lombardia é a zona com maior número de contágios, com quase 3 mil. “Espero que não haja outras loucuras, o decreto deve permitir que os cidadãos se desloquem e trabalhem para a viagem necessária. Depois, há toda a questão dos bens que, na minha opinião, não é clara, que deve ser livre, caso contrário, significa matar empresas”, afirmou Zaia, em entrevista local. A região do Vêneto representa substancialmente o PIB italiano e, “portanto, a recessão do Veneto é a recessão da Itália”.

O documento de Zaia, enviado a Conte e divulgado em todo o Norte da Itália, ele diz que “O Vêneto opõe-se à criação das três zonas de isolamento previstas pelo decreto. Nas considerações enviadas ao governo, com base nas conclusões científicas a que o Comité Técnico Científico chegou hoje à noite, pedi o retiro do bloqueio decidido para as 3 províncias de Pádua Treviso e Veneza. Não afetam de forma generalizada a população geral, não se entende o racional de uma medida que parece cientificamente desproporcionada à evolução epidemiológica.
Na carta de acompanhamento das considerações saliento que o compromisso demonstrado pelo sistema de saúde regional contrasta com uma medida de isolamento extremo dos territórios identificados, que não teve qualquer comparação,, nem científico nem de lealdade institucional com os técnicos da região do Vêneto. No documento são resumidas, com os últimos dados, as situações epidemiológicas nas três províncias a isolar – Pádua, Veneza, Treviso – inseridas no dpcm. O estudo e a avaliação constante da tendência dos casos e a procura de contatos, bem como o esforço organizacional para a hospitalização dos doentes, tanto nos departamentos de doenças infecciosas como nos cuidados intensivos demonstram o empenho do sistema de saúde regional.

Na foto, Luca Zaia, visitando hospital da região do Vêneto

Veja o decreto de Giuseppe Conte, primeiro ministro da Itália

Conferências médicas
Todos os congressos, reuniões, encontros e eventos sociais envolvendo profissionais de saúde ou empregados em serviços públicos essenciais ou serviços públicos são suspensos.

Cinemas, teatros e museus fechados na Itália
O decreto suspende manifestações, eventos e espetáculos, inclusive cinematográficos e teatrais, em locais públicos e privados. Todos os museus e outros locais culturais também estão fechados.

Bares fechados, discotecas, salas de bingo
Bares, escolas de dança, salas de jogos, salas de apostas e bingo, discotecas e clubes similares estão suspensos. Em caso de violação, a atividade é suspensa.

Em bares e restaurantes, apenas a um metro
Atividades de bufê e bar só são permitidas se o gerente garantir uma distância interpessoal de pelo menos um metro. Em caso de violação, a atividade será suspensa.

Nas lojas a um metro de distância
Aqui também, o operador deve garantir a distância de proteção de pelo menos um metro entre os frequentadores e os acessos de cota. O mesmo se aplica às atividades comerciais ao ar livre.

Eventos esportivos e competições
Confirmada a parada para eventos esportivos e competições de todas as ordens e disciplinas, realizadas em todos os lugares, públicos e privados, abertos ao público. No entanto, eventos e competições (incluindo treinamento para atletas competitivos) são permitidos dentro de instalações esportivas usadas a portas fechadas ou ao ar livre sem a presença do público.

Academias, piscinas e centros esportivos
Atividades esportivas ao ar livre ou dentro de academias, piscinas e centros esportivos são permitidas apenas com a condição de que seja possível respeitar a distância interpessoal de um metro.

Atividade didática em escolas e universidades é suspensa
As atividades educacionais em escolas de todos os níveis e universidades estão suspensas até 15 de março. No entanto, são possíveis atividades de ensino a distância. Após essa data, o retorno às aulas após uma ausência por doença infecciosa por mais de cinco dias só ocorrerá mediante apresentação de atestado médico.

Cursos para profissões da saúde
Cursos de pós-graduação para as profissões da saúde, inclusive para médicos em treinamento especializado, medicina geral e atividades de trainees, estão excluídos da parada.

Interromper viagens educativas
Viagens escolares, iniciativas de intercâmbio ou geminação, visitas guiadas e viagens educacionais são suspensas.

Paradas proibidas em primeiros socorros para parentes e prestadores de cuidados
Proibição para os cuidadores de parar nas salas de espera das urgências. Além disso, o acesso dos visitantes a instalações de cuidados prolongados, asilos e instalações residenciais para idosos é limitado, de acordo com as disposições das respectivas diretorias.

Promover trabalho ágil, férias normais e férias
O método de trabalho ágil pode ser aplicado pelos empregadores a todas as relações de trabalho subordinadas, automaticamente, mesmo na ausência de acordos individuais. Também é recomendável promover o uso de períodos de férias e feriados comuns.

Entrevistas em vídeo ou telefone para presos
Prevê-se um reforço da saúde para conter a propagação da infecção pelo Covid-19 nas prisões e nas instituições penais juvenis. As entrevistas visuais são realizadas no modo telefone ou vídeo. Em casos excepcionais, entrevistas pessoais podem ser autorizadas, desde que seja garantida uma distância de dois metros.

Cerimônias e funerais suspensos
As cerimônias civis e religiosas são suspensas, incluindo funerais. A abertura para locais de culto é concedida somente se for possível garantir uma distância de proteção de pelo menos um metro.

Proibição absoluta de mudar para os que estão em quarentena
Proibição absoluta de se mudar de casa para aqueles que foram colocados em quarentena ou deram positivo para o vírus.

Saídas limitadas para idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos
Pede-se aos idosos ou pessoas com doenças crônicas ou imunossuprimidas que evitem sair de casa, se não for estritamente necessário, para evitar lugares lotados onde não é possível manter uma distância interpessoal de pelo menos um metro.

Mover apenas se necessário
Todos são recomendados a limitar as viagens a casos estritamente necessários.

Quem tem febre fica em casa
Pessoas com sintomas de infecção respiratória e febre acima de 37,5 graus são fortemente recomendadas para ficar em casa, limitar o máximo possível os contatos sociais e chamar seu próprio médico.

Soluções de desinfetantes para as mãos em locais públicos
Nas administrações públicas e em todas as instalações abertas ao público, soluções desinfetantes para higiene das mãos devem ser disponibilizadas aos usuários e visitantes.

Espalhe medidas de prevenção de saneamento em locais públicos
Nas escolas do decreto, universidades e escritórios públicos são convidados a expor medidas de prevenção de saúde e higiene e a prefeitos e associações comerciais para promover sua disseminação também em academias e estabelecimentos comerciais (de farmácias a supermercados)

Competições públicas e privadas a um metro de distância
Durante os procedimentos de competição pública e privada, deve-se garantir aos participantes a capacidade de respeitar a distância de segurança de pelo menos um metro entre eles.

Saneamento de transporte público
As empresas de transporte público estão tomando medidas extraordinárias para higienizar veículos.

Obrigação de comunicar à ASL aqueles que permaneceram em áreas de risco epidemiológico
Qualquer pessoa que retorne à Itália depois de permanecer em áreas de risco epidemiológico (conforme identificado pela OMS) deve notificar a ASL e seu clínico geral ou pediatra de livre escolha.

Evite viajar na Itália
Em geral, solicitamos que você evite entrar e sair desses territórios, exceto aqueles por motivos de trabalho ou de saúde. Pessoas com febre acima de 37,5 graus são fortemente recomendadas para ficar em casa e limitar o máximo possível os contatos sociais.

Leia mais

Surto de coronavirus já começa a prejudicar empresas do interior de São Paulo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*