Um país rico é um país com cultura. Essa afirmação é dita aos quatro ventos para enaltecer a cultura de uma terra. No Brasil não é diferente, com dimensões continentais somos de uma diversidade sem igual. E o carnaval é sem dúvida a maior festa popular do nosso país.

Contudo existe algo peculiar que apesar de possuir diferença de região para região, o carnaval é muito comemorado em cada canto. Cada um com sua forma. Vou mostrar um pouco dos principais locais onde a festa acontece.

Região Norte: em Manaus existe o Carnaboi, para muitos é o maior festival do norte do país. Essa festa é a junção da batida carnavalesca com as tradições locais do Boi-Bumbá. Em tempos de inclusão de cultura, o Carnaboi é uma grande mistura de ritmos, axé, samba, com a cultura indígena fortemente visto na cultura local.

Região Nordeste: quando se fala em nordeste é impossível citar apenas um estado. Estados propícios para grandes festas e um povo que sabe festejar. Vamos começar falando de Salvador. Para os amantes de carnaval de rua, o lugar é este. Com seus blocos os foliões rasgam as madrugadas ao som de muito axé e os hits do momento. Sempre tendo os melhores músicos do momento, o carnaval de Salvador é um dos mais badalados da região e do país.

Temos também o carnaval de Recife (Olinda), sempre atraí um grande público para curtir a data. As cores vivas, muita decoração e frevo. Também faz parte a dança o maracatu, samba e afoxé. Este ano a festa trás como tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo.”

Região Centro Oeste: o principal carnaval ocorre em Brasília. Onde graças ao período da sua construção é possível encontrar pessoas naturais de todo o país. Com essa mistura e influência, o carnaval não ficou de fora. Tomando a o protagonismo, o Bloco do Pacotão, criado em 1978, período da ditadura militar e com o intuito de extravasar a falta de liberdade.

Região sudeste: Rio de Janeiro e São Paulo com seus tradicionais desfiles trazem todos os anos festas grandiosas para o público. No Rio de Janeiro a ultima campeã, Estação Primeira de Mangueira, recontando a história do Brasil a partir dos heróis negros e índio. A escola após essa conquista soma vinte títulos e esse ano antes de começar as festividades é uma das favoritas.
Em São Paulo temos como campeã de 2019 a Mancha Verde. A escola trouxe um festival de cores, o enredo da escola foi: Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra. Homenageou Aqualtune. Conquistado pela primeira vez o título.
As duas festas atraem grande público não só em casa para acompanhar os desfiles mas também nos sambódromos a quantidade de foliões são números sempre consideráveis.

Região sul: se é Brasil tem carnaval e não importa onde. No sul tem festa sim e tem desfiles sim!
Claro, sabemos a maguinitude dos desfiles em São Paulo e no Rio de Janeiro. A ideia não é comparar mas trazer como funciona as festividades. Existem seus blocos de rua também, traduzindo, carnaval no sul também tem seus atrativos e possui também seu público cativo e sempre renova-se. Com uma maior concentração nas regiões litorâneas dos estados.

Assim concluo esta fala sobre o carnaval no país, onde segundo dito popular, “o ano só começa depois do carnaval.” Aproveitem com responsabilidade e seguindo a tradição, bom início de ano a todos!

Riatoan Rodrigues – estudante de jornalismo

Leia mais

Stranger Things: Netflix divulga novo trailer. Confira mais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*