seguros
Shirtes Pereira, especialista no mercado de Seguro

No Brasil os SEGUROS (Danos, Previdência e Saúde) já atingiram mais de 10% do PIB. Os Lideres no segmento são o produto Automóvel (23%) e o Vida (27%) que vem numa crescente.

Por outro lado, no que tange á “moeda de troca”, principal Papel dos Seguros, ou seja o que retorna para a sociedade, tivemos mais de 70% do que vem sendo arrecadado no Auto, enquanto que o Vida vem devolvendo um pouco menos.

A arrecadação com o Seguro Automóvel está inserida em 30% da Frota Nacional, “delta” que não se modifica há anos. Tanto Governo como Indústria dos Seguros que são as Companhias Seguradoras e a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, precisam se mexer para tornar o Seguro Auto mais acessível ás populações de baixa renda, para promover o crescimento da Carteira. Para tanto só há dois caminhos:
• Plano de Substituição da Frota Nacional: O Governo entra com Incentivo fiscal para substituição de uma Frota envelhecida e o Mercado Segurador com Preços de Seguros mais baratos;
• Seguro com Tarifa diferenciada para Carros mais velhos: Aqui cabe ao Mercado Segurador encontrar meios para oferecer Coberturas á Preços mais atraentes e viáveis.

A segunda opção parece ser a mais viável á curto prazo, onde a SUSEP e as Seguradoras buscariam encontrar formulas de viabilizá-la. Mas, o caminho parece ser outro. Ver abaixo.

PRINCIPAIS COBERTURAS DO SEGURO AUTOMÓVEL

Para o Veículo Segurado
Valor de Mercado Referenciado – Nesta Opção utiliza-se a Tabela FIPE ou Molicar, com a definição do Percentual de Contratação sobre as Tabelas (95% á 115%). Estas Tabelas refletem pesquisa de Marcas/ Modelos em todo Brasil, ou seja, traduzem um Preço Médio de cerca de 300 consultas por item de cada marca/ modelo.
Valor Determinado – Nesta Opção fica sujeita á Aceitação da Seguradora, principalmente quanto ao Valor, que será Único durante toda a Vigência do Seguro. Geralmente há uma majoração de Custo nesta Opção.
Assistência 24 horas – As Seguradoras oferecem vários tipos de contratação. Seu Corretor de Seguros saberá decidir pela mais adequada a sua necessidade. Haverá pouca variação no Preço do Seguro, mas pode representar um diferencial muito importante da Contratação!
Franquias – Existem vários tipos; Reduzida, Normal e Majoradas. O tipo de Franquia pode representar redução ou aumento no Custo do seu Seguro. Em média de 15% a 20%. Fique atento a este quesito!
Questionário de Avaliação de Risco e Perfil do Motorista – Destina a diferenciar o motorista e a utilização do veículo segurado. É muito importante o seu preenchimento correto, e pode influenciar muito no Preço. Podemos ter até 30% de redução ou aumento. Este questionário tem sido o maior gerador de Negativas de Pagamentos por parte das Seguradoras. Tome muito cuidado!
Cobertura para Terceiros – Danos Materiais, Corporais e Morais – a relação Custo/ Benefício esta diretamente relacionada com a Garantia Contratada, quanto maior a Garantia melhor a relação.
Acidentes Pessoais Passageiros – Morte/ Invalidez para todos os Ocupantes do Veículo segurado.
Vidros – As Seguradoras resolveram dar um atendimento exclusivo para acidentes relacionados com Pára-brisa dianteiro e traseiro, vidros laterais e lanternas, com Franquia particular de R$ 90,00 em média. Não deixe de contratar esta Opção, pois é de baixo custo!

DICAS PARA CONTRATAR O SEGURO AUTOMÓVEL
As Companhias Seguradoras não possuem Equipes Comerciais, ou seja, elas não vendem seguro diretamente, O Profissional autorizado por Lei e especialista para exercer este papel é o Corretor de Seguros;
Existem mais de 60.000 Corretores de Seguros no Brasil, 24 mil só no estado de São Paulo. O Corretor de Seguro no Mundo todo deve ser um Profissional de Confiança das famílias e das Empresas;
Você deve escolher sempre um Corretor de Seguros habilitado pela SUSEP ou uma Empresa Corretora de Seguros, que exerçam suas funções com independência e com certa experiência;
Para começar, saiba que muito antes de decidir sobre a Marca e o Modelo do Carro que Você está adquirindo, procure saber qual o Valor do Seguro;
A Dica maior é ter um Corretor de Seguros profissional e independente, que vai oferecer o melhor produto na proposta mais vantajosa que obtiver em pesquisa ás Companhias Seguradoras em atendimento as suas necessidades e particularidades.

ATENÇÃO
A SUSEP acaba de anunciar que não vai mais ser um referencial (produtos padronizados) para as Seguradoras, á partir de primeiro de janeiro de 2021.
Vale o alerta para o consumidor que vai necessitar ainda mais do profissional corretor de seguros para comprar o produto mais adequado á sua necessidade.

Shirtes Pereira
Técnico em Edificações.
Bacharel em Economia e Administração de Empresa.
Docente ENS (Escola Nacional de Seguros).
Securitário e Corretor de Seguros Habilitado.

Blog – www.colunadoshirtes.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*