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62% dos internautas no Brasil jogam jogos eletrônicos, diz levantamento da Kantar IBOPE Media

Conectados em múltiplas plataformas, seja no celular, computador ou no console de videogame, os jogos online vêm se tornando uma paixão nacional. Evoluíram e hoje são considerados uma modalidade esportiva profissional. No Brasil, 62% dos usuários de internet jogam games e 30% deles passam entre uma e duas horas jogando videogames diariamente, revelam dados da quarta edição do Data Stories, levantamento mensal da Kantar IBOPE Media.

O smartphone é o principal device usado para jogar games no Brasil e concentra a preferência de 74% dos jogadores. A maioria dos gamers optam por suas versões gratuitas, mas há um público considerável que compra features adicionais dentro dos jogos, 32% deles fizeram aquisição de algum tipo de conteúdo dentro do ecossistema dos jogos.

Segundo o levantamento da Kantar IBOPE Media, os países da Ásia e do Pacífico dominam o cenário, mas o Brasil aparece à frente de países como Estados Unidos e Canadá, ocupando o 12º lugar. Indonésia, Taiwan, Índia, China e México alcançam o topo do ranking respectivamente. “A quantidade de fãs engajados em jogar e em assistir campeonatos ou jogos amadores revela um alto potencial de mídia para essa categoria, que pode variar tanto em inserção comercial quanto em patrocínios e diversas ações criativas das marcas”, explica José Colagrossi, Diretor Executivo do IBOPE Repucom e COO Global de Esportes da Kantar.

Interação social e o e-Sport

Essa paixão vem ganhando espaço também nas redes sociais. A pesquisa revela que NoBru, jogador de Free Fire do Corinthians, possui 8,4 milhões de seguidores e fica a frente de muitos clubes de futebol nas mídias sociais. Comparando com 50 maiores clubes de futebol, só não possui mais seguidores na somatória de suas redes que seis clubes brasileiros: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio.

A pesquisa destaca, ainda, um comportamento que eleva a interação social entre os jogadores de videogames. 25% dos gamers no Brasil já compartilharam sua experiência de jogo online com outras pessoas, seja por meio de gravação do jogo, screenshots ou o stream. As competições esportivas tiveram forte impacto em 2020 com as restrições da pandemia de Covid-19, a exemplo dos Jogos Olímpicos que foram adiados para o próximo ano. Já os e-sports registraram aumento no público: quase 10% das pessoas pesquisadas assistiram a competições desse tipo na TV, um aumento de 43% em relação a 2019.

Confira mais dados na íntegra da 4ª edição do Data Stories – Aperte o start! E-games e E-gamers .

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