campeonato paulista
Estádio Anísio Haddad

A Federação Paulista de Futebol estuda a volta do Campeonato Paulista e já até comunicou os clubes sobre protocolos que devem ser adotados. Essa discussão é grande e importante, ainda mais nessa hora, quando o Brasil vive uma crise sanitária e muitas instituições pedem a reabertura de comércios. Com o futebol não seria diferente já que envolve cifras milionárias. Ficar parado é parar de lucrar e ter prejuízo, coisa que ninguém quer. Mas a que preço? Falamos com alguns torcedores do Rio Preto, América, Mirassol e da Ferroviária e todos concordam que a retomada do Paulistão é insensata. Pelo menos nesse momento de crise da COVID-19 Coronavírus.

Tiago Carananti com seu filho no estádio Anísio Haddad

Tiago Carananti, ex-líder da Torcida Fanáticos, do Rio Preto Esporte Clube, é um dos torcedores contrários a retomada imediata do Campeonato Paulista. “Acho que não deveria ter mais campeonato nenhum este ano antes de termos uma vacina, acredito que estão pensando somente em dinheiro, os profissionais do futebol precisam trabalhar, eu entendo, mas infelizmente é muito arriscado, o momento é de se resguardar e cuidar da família e do próximo”.  O Rio Preto ocupava o nono lugar na classificação do A-3 deste ano, com 13 pontos ganhos, antes da paralisação devido a pandemia da COVID-19. O líder era o Noroeste, com 26 pontos.  Nesta semana a direção do time de Bauru soltou um comunicado oficial informando que não vai mais entrar em campo nesta temporada e que fechou as portas da sede social, reivindicado o título da A-3 e acesso para o A-2 de 2021.

Raoni num dos jogos do Jacaré, no Anísio Haddad

Raoni Reis, outro torcedor do Jacaré, afirma que o momento é de pensar na saúde e também cortar custos. “Os clubes não tem como se manter e com a volta só geraria mais custos. A cota da Federação é irrisória. O ideal no meu ponto de vista é encerrar o campeonato, mantendo a classificação atual para nomear campeões e os acessos, mas cancelar os rebaixamentos. Aí no ano que vem coloca no regulamento que excepcionalmente vai ter quatro rebaixados para voltar a fórmula atual”.

Torcedor Fábio Danilo

Fábio Danilo, um dos apaixonados torcedores do América, espera que as competições da Federação Paulista só retornem quando tudo melhorar. “Estamos na nossa pior fase da Covid-19, com recordes de  morte sendo batido praticamente todos os dias. É melhor esperar para que todos tenham segurança para jogar e assistir. A disputa da Série-B também teria que esperar essa fase da pandemia passar. Estava animado esse ano com o América tendo chances reais para enfim subir para a A-3. Os investidores estavam animados com a contratação do Pinho e a formação do time, assim como nós torcedores também. Morro de saudades de ver o América, vai fazer um ano que não vejo o time em campo e um bom tempo sem ver a equipe brigar por um acesso. O futebol da nossa cidade está cada vez pior, sem muitos patrocinadores. Mas já era esperado pois as administrações dos times da cidade são péssimas”, afirmou o torcedor americano.

De Araraquara, o torcedor Rafael Mota, segue a linha da prudência. Para ele, a o reinício do Campeonato Paulista é um assunto muito delicado, pois a maioria dos times do interior já encerrou o contrato com os atletas, inclusive o Santo André que era o líder geral da competição. “Então uma volta assim que possível acredito que não seria benéfica para esses times, o certo seria encerrar e dar o título para o Santo André, uma vez que retornando o futebol várias outras competições volta e dificilmente irá conciliar as agendas”. Antes do Paulistão ser paralisado a Ferroviária ocupava o quarto lugar no Grupo D, com 11 pontos ganhos.

Emerson com amigos

Outro torcedor fanático do Rio Preto Esporte Clube, Emerson Roberto Borges, se diz preocupado e na sua opinião a Federação só deve retornar com as competições quando existir condições sanitárias condizentes e também que as equipes possam ter o apoio financeiro necessário para a retomada. “Pelo cenário atual, a FPF deveria cancelar o campeonato e planejar para o ano que vem, afinal a doença é muito perigosa e o retorno mal realizado pode ampliar a contaminação”.

Vinicius Bergamin, torcedor do Mirassol, acompanha a opinião dos outros torcedores. “Em primeiro lugar, acho que para o nosso bem é bom se guardar nessa quarentena. Eu acredito e espero que, quando os campeonatos aqui no Brasil voltarem, já estejamos em uma situação de controle da pandemia, seguindo as restrições estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde”. O Mirassol fazia um bom Paulistão neste ano. Estava em segundo lugar no Grupo C, com 16 pontos ganhos, só atrás do líder São Paulo, com 18.

Vinicius no Maião

Leia mais

Futebol feminino: da proibição à obrigatoriedade

1 COMENTÁRIO

  1. Attractive part of content. I simply stumbled upon your
    site and in accession capital to claim that I get actually loved
    account your blog posts. Any way I will be subscribing in your
    feeds or even I achievement you get entry to persistently fast.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*