Início Destaques Técnicos e atletas de Rio Preto estão sem receber há cinco meses

Técnicos e atletas de Rio Preto estão sem receber há cinco meses

rio preto

A pandemia que assombra o mundo todo e mata cada vez mais todos os dias no  Brasil tem feito vítimas também em centros esportivos, piscinas, tatames, quadras, campos de futebol. Centenas de treinadores, professores e atletas estão sem receber seus salários há cinco meses em São José do Rio Preto.   Como as atividades esportivas presenciais estão suspensas, a prefeitura de Rio Preto alegou que não poderia realizar os pagamentos por meio da Lei do Auxílio Atleta. E com o impasse e briga jurídica para saber se é legal ou ilegal o pagamento, muitos profissionais do meio esportivo estão sem seus salários e com dificuldade até para se alimentarem.

O grupo de técnicos e atletas se reuniu com a secretária de Esporte, Cléa Bernardelli, com o prefeito Edinho Araújo e os vereadores Renato Pupo e Zé da Academia e apresentou uma proposta para realizar treinos e aulas online. Com a volta dos treinos, mesmo que online, os pagamentos poderiam ser realizados, mas até o momento nenhuma resposta positiva ou mesmo negativa foi dada pela prefeitura.  “Apresentamos todo o projeto para fazer os treinos, as aulas, e nada de resposta até agora. Nem sim e nem não. E o tempo passa. São cinco meses sem salário. É triste ver que o esporte da nossa cidade foi esquecido, abandonado”, afirma o Movimento Pelo Esporte Rio-pretense, em nota.

Nesta semana, mais uma notícia mexeu com os esportistas da cidade. Os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior foram cancelados pela Secretaria de Esporte de São Paulo. “O que acontece com o mundo todo foi algo inimaginável. Mas a prefeitura de Rio Preto não pode simplesmente abandonar um setor da sociedade e deixar de lado. Nós vivemos, temos vida, contas, precisamos comer, temos família, filhos. É preciso achar uma saída. Fazermos, por exemplo, competições online, e trabalhos remotos, nesse momento mais crítico. O que não pode acontecer é cancelarem todos as atividades esportivas e nós que vivemos do esporte e representamos a cidade há vários anos sermos abandonados”.

Um exemplo positivo que acabou virando até piada contra a secretária de Esporte de Rio Preto é o da prefeitura de Ribeirão Preto. Lá, em Ribeirão Preto, os treinos e aulas da área esportiva, são feitos online e estão batendo recorde de acessos nas redes sociais. A própria secretária rio-pretense, Cléa Bernardelli, compartilhou um vídeo de uma das aulas, em seu perfil no Facebook para a ira do grupo de treinadores e atletas. “Se compartilhou algo que dá certo em outra cidade, porque não faz o mesmo aqui?”.

O Movimento Pelo Esporte Rio-pretense, grupo formado pelos treinadores, professores e técnicos, organizou mais uma manifestação em frente a Prefeitura nesta semana, reivindicando uma nova reunião com o prefeito Edinho Araújo e uma resposta do Poder Público.  “Tivemos uma reunião com o prefeito no dia 16 de junho. Fizemos uma proposta para legalizar o pagamento dos professores a criação de aulas online , com plataformas gratuitas sem ônus algum para a prefeitura.  O prefeito concordou e designou a formação de uma comissão , sendo composta por nós, do Movimento pelo Esporte Rio-Pretense, pela Secretaria de Esporte e pela Secretaria de Administração. Os vereadores, Renato Pupo e Zé da Academia também participaram das reuniões e todos aprovaram.  Depois disso não obtivemos mas nenhum posicionamento.  Já se passaram cinco meses sem salários.  Acho desumano um prefeito deixar pessoas passarem dificuldade”, afirmou Paulo César Santos, o Jatobá, do CAD.

“Sinceramente, a cada dia que passa, fica mais difícil entender o prefeito de nossa cidade. Protocolamos há 20 dias um pedido de reunião com ele e pelo que sabemos, segundo a lei, ele teria 10 dias para responder e agendar uma data. Nos surpreende a notícia, agora, do recebimento dos donos de restaurantes, de forma tão rápida. O Movimento do Esporte entendeu o que é prioridade para esse governo e com certeza não somos nós”, afirmou o professor Bruno Ferreira.

O JORNAL entrou em contato com a Smel e enviou as indagações dos esportistas da cidade, na quinta-feira (13), para a assessoria de comunicação da Prefeitura. Até este sábado, dia 15, não obteve retorno.

Leia mais

Relembre a trajetória do acesso inédito de 2007 do Rio Preto Esporte Cube

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

error: Protegido
Sair da versão mobile