Início Destaques Seguro: seja mais consciente. Artigo de Shirtes Pereira

Seguro: seja mais consciente. Artigo de Shirtes Pereira

seguro

Como é o mercado de seguros. Você consumidor sabe como funciona, quais seus direitos e obrigações. Ué mais tem obrigações!!! Tem sim, é um contrato normal, e pode ajudar ou prejudicar a sua indenização.

É sempre prudente buscar o entendimento das coisas, para não nos sentirmos enganados ou iludidos, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Muitos não dão o devido valor no momento da contratação do seu seguro, mas querem receber todos os prejuízos e benefícios, quando ocorre um  sinistro. Estamos falando daqueles que analisam somente  preço e/ ou buscam fazer “network” pessoal ou bancário, com seu seguro, não se dando conta de que estão diante de um contrato que define o que será coberto.

Fazer Seguro é analisar o custo-benefício, principalmente. Toda compra passa inicialmente por um período de testes, quer por decisão pensada ou sugestionada, mas que depois acaba se tornando em algo repetitivo. É preciso rever pontos e contradições, erros e acertos de uma contratação, sem dizer que há produtos e planos, fatos e fatores á serem analisados, sem dizer que os seguros também evoluem nas suas condições de contratação.

Por tratar-se de um produto abstrato, uma promessa de ressarcimento, de indenização de prejuízos ocorridos numa eventualidade qualquer, requer o mínimo de conhecimento possível do segurado e principalmente, que o segurado tenha consciência do que está adquirindo e sua significância (valor) na ordem das coisas, e nesta hora, é preciso contar com uma assessoria eficiente que saiba transformar essas preocupações em uma proposta adequada, competente a um custo benefício de mercado.

O seguro não é só a venda, o seguro tem muito mais a ver com entregar aquilo que se espera.

Costumamos dizer que no mercado de seguros, quem vende não é quem vai indenizar. São pessoas e momentos diferentes, grupos diferentes e que não se compatibilizam dentro das próprias Seguradoras. O Comercial da seguradora é quem faz as estratégias de venda e se relacionam com os corretores de seguros e demais distribuidores do mercado. Porém, quanto ocorre um Sinistro é um Técnico da Seguradora e/ou contratado por Ela que vem regular o sinistro e definir o que será e de quanto será a indenização.

Queremos dar algumas dicas sobre o momento que Você decidiu onde é mais vantajoso colocar seu carro, sua vida, seu negócio, sua responsabilidade para ter a proteção de um seguro. Vamos lá?

  • Não aceite proposta do corretor de seguros ou de outros canais de distribuição. Exija a Proposta da Seguradora. A indústria é quem precifica e aceita o Risco;
  • Analise detidamente as condições constantes da proposta da Seguradora;
  • No Seguro Automóvel seus dados, do veiculo, perfil dos usuários, coberturas, garantias, franquia e demais adicionais como assistência 24 horas (quilometragem do guincho), Carro Reserva (numero de dias) com ou sem ar condicionado, etc.
  • No Seguro Residencial, o endereço correto, as coberturas e garantias seguradas, franquias e o assistência 24 horas;
  • No Empresarial, a modalidade do seguro, a atividade que foi enquadrada, o endereço correto do risco(s), as coberturas e garantias, franquias e o custo/ benefício;
  • No Risco de Engenharia, o produto/ enquadramento da Obra, as coberturas e garantias, franquias, prazo da obra, metragem quadrada, com ou sem fundação; riscos adicionais e o custo/ benefício;
  • No Transportes, a aceitação quanto o produto e as mercadorias a serem transportadas, Origem e Destino dos Riscos; LMG contratado, a Taxa(s) (Única ou por percurso) o Prêmio Mínimo, O Sub-Limite sem Rastreador; demais condições específicas e/ou necessárias para flexibilizar as operações e finalmente o melhor custo/ benefício em função da aceitação que se deu e os Limites concedidos;
  • No Responsabilidade Civil Geral ou Profissional, preencha o Questionário de Risco com informações pertinentes ao risco que se deseja proteger, escolha o LMG, verifique as Franquias do Produto e finalmente o custo/ benefício que for proposto;
  • No Fiança Locatícia; procure uma imobiliária que opera com o produto por entender que o Seguro é uma boa opção, procure interagir fornecendo a documentação necessária, principalmente do comprometimento da renda pessoal ou familiar.

Enfim, são inúmeros produtos e serviços agregados que fazem parte de uma proposta de seguro ou um contrato de direitos e obrigações.

O Corretor de Seguros profissional e independente é o meio principal para fomentar este entendimento e valorização.

 

Shirtes Pereira

Técnico em Edificações

Bacharel em Economia e Administração de Empresa

Docente ENS (Escola Nacional de Seguros)

Securitário e Corretor de Seguros

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

error: Protegido
Sair da versão mobile