pateo do colégio

Interessados em fazer o exame de DNA para investigação de paternidade terão, na próxima segunda-feira (9), a chance de fazer a coleta de material biológico por meio de um serviço oferecido pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça, durante a 2ª Feira dos Direitos Humanos, no Pateo do Colégio. Para fazer o teste será preciso pegar uma senha, apresentar a certidão de nascimento da criança e os documentos de identificação originais, com fotos da mãe e do pai. Os três deverão comparecer ao local. O número de senhas é limitado.

A feira será realizada no Pateo do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo, em comemoração à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que completa 71 anos. Serão oferecidos à população mais de 40 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, mercado de trabalho, assistência social, bem-estar, beleza, entre outras. A feira, promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania, começará às 10h e seguirá até as 16h.

Serão 42 barracas, cinco unidades móveis para a prestação de serviços, como orientações ao consumidor e ao empreendedor e saúde bucal. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas nas atividades da feira. A partir das 12h30,haverá apresentações musicais da Banda Soul da Paz, do percussionista Ronaldo DiCastro, da dupla Gisele Nery e Júlio Nery e da Família Sambafro.

“O objetivo do evento é facilitar o acesso da população aos serviços públicos da Secretaria da Justiça, órgãos vinculados à pasta, e dos parceiros envolvidos na ação. A feira também visa a disseminar as boas práticas que envolvem os direitos humanos”, explicou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

Além da coleta de DNA para exame, estão entre os serviços de cidadania oferecidos orientação jurídica, orientação ao consumidor, orientação ao empreendedor e microcrédito, cadastramento biométrico de eleitores (necessário apresentar o comprovante de residência e um documento original com foto), emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, atestado de antecedentes criminais.

Serão oferecidos ainda impressão de segunda via de contas, orientação para programas sociais e Cadastro Único, inscrição para cursos profissionalizantes, cadastro de currículos e pesquisa de vagas de emprego, cadastro de vagas para jovem aprendiz, orientação migratória e emissão da Carteira de Trabalho para imigrantes, educação fiscal, empregabilidade LGBTI+, fórum Inter-Religioso.

Entre os serviços de saúde estão o atendimento de saúde bucal, orientação nutricional com medição de peso e altura, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, acupuntura, teste rápido de HIV e sífilis, atendimento sobre dependência química, vacinação contra gripe, HPV e meningite.

Quem for à feira poderá ainda passar pelos serviços de beleza e lazer, que incluem corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas, massagem e orientação postural, limpeza de pele e maquiagem, spa para as mãos, bijuterias, tranças e roupas afro, espaço kids, caricatura e cosplay, artesanato indígena, produtos orgânicos de comunidades remanescentes de quilombos, exposição da cultura nordestina, culinária afro-brasileira, doces artesanais produzidos por alunos do Curso de Chocolateria dos Centros de Integração da Cidadania (CICs). (Fonte Agência Brasil)

Leia mais

Bolsonaro pede revogação de medida que excluiu atividades de MEI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*