Palmeiras
O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do SC São Bento, durante partida válida pela terceira rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Raulino de Oliveira. (Foto: Cesar Greco)

Palmeiras e São Bento de Sorocaba se enfrentaram pela 3ª rodada do Campeonato Paulista, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), com mando do time adversário, na noite desta quinta-feira (24), e empataram por 1 a 1 – o campeonato já está em sua 5ª rodada, mas o Palmeiras não havia enfrentado o adversário da vez porque estava em semana de preparação para o jogo de volta da final da Copa do Brasil, conquistada sobre o Grêmio, em 07 de março, no Allianz Parque.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Vale destacar que o duelo aconteceu no município do Rio de Janeiro após o governo do estado de São Paulo anunciar paralisação de jogos de futebol por 15 dias (há uma semana) devido aos casos de Covid-19. Desta forma, o Campeonato Paulista “migrou” para o território carioca, onde, de acordo com os decretos locais, pôde acontecer. Esta é a primeira vez na história em que jogos do Campeonato Paulista acontecem fora do estado.

O Alviverde, contudo, além de hoje, já havia atuado outras 12 vezes contra times paulistas fora do estado de São Paulo. O fato curioso é que o Verdão está invicto: agora são 13 jogos, com nove vitórias e quatro empates (marcou 28 gols e sofreu 9). Dentre os casos mais pitorescos de partidas contra paulistas fora de SP, destacam-se um jogo contra o Corinthians na Bahia em 1998 (Taça Maria Quitéria), um clássico contra o São Paulo e 1993 do outro lado do mundo, na cidade de Cádiz, na Espanha, em 1993, e um duelo contra o Santos já em 2021, que valeu título da Libertadores 2020 ao Verdão em final única no Maracanã.

O jogo também ficou marcado pela estreia de Newton, panamenho de 20 anos, de 1,90, que compõe o time Sub-20 do Palmeiras, hoje relacionado para a partida do profissional. Aliás, o duelo de hoje registrou um recorde: o Palmeiras relacionou 19 jogadores formados em suas categorias de base para a partida desta quarta-feira (24) contra o São Bento, um recorde no Século XXI: foram chamados os goleiros Vinicius Silvestre e Mateus, o lateral-direito Gustavo Garcia, os zagueiros Henri e Renan, os laterais-esquerdos Victor Luis, Lucas Esteves e Vanderlan, os meio-campistas Danilo, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Fabinho, Ramon e Vitinho e os atacantes Pedro Acácio, Giovani, Gabriel Silva, Rafael Elias e Newton (estreante, que foi convocado pela primeira vez).

Na área técnica, os auxiliares de Abel Ferreira seguem invictos ainda na ausência do treinador, que está prestes a voltar de recesso. Os jogos comandados pelos auxiliares foram oito (três vitórias e cinco empates): Ceará 2×2 Palmeiras no Castelão, em 18/11, resultado que valeu classificação do Verdão às semifinais da Copa do Brasil, com Vitor Castanheira (na ocasião, Abel Ferreira estava suspenso e João Martins, substituto imediato de Abel, estava infectado com coronavírus).

Os outros todos, como no caso se hoje, foram todos com João Martins, em 05/12 (empate por 2 a 2 com o Santos, fora de casa, Brasileiro), em 08/12 (empate por 1 a 1 com o Libertad-PAR, fora de casa, Libertadores). Em 12/12 (vitória por 3 a 0 contra o Bahia, em casa, Brasileiro), foi João Martins quem dirigiu o time, nestes três jogos seguidos, pois Abel Ferreira estava com Covid-19. Em 22/02, quando contra o Atlético-GO, na 37ª rodada do Brasileiro, quando Abel Ferreira esteve suspenso pelo acúmulo do terceiro cartão amarelo, foi João Martins o treinador (empate por 1 a 1 em casa). Em 11/03, 14/03 e hoje, vitórias sobre o São Caetano (3 a 0) e Ferroviária (2 a 0) e empate com o São Bento (1 a 1), respectivamente, João Martins comandou o time, pois Abel estava usufruindo de folga devido à maratona exaustiva recente de jogos. Já o técnico Abel Ferreira, sozinho, soma 32 jogos, 17 vitórias, sete empates e oito derrotas.

O JOGO

Com Weverton expulso aos 23 minutos, após saída errada de Gustavo Gómez, Diego Tavares ficou cara a cara com Weverton, que precisou sair do gol e tentar afastar a bola com os pés, mas acertou o atacante beneditino. Com isso, o goleiro palmeirense foi expulso e Vinicius Silvestre precisou ser acionado no banco de reservas – Gustavo Garcia, jovem da base que estreou na temporada 2021, que havia iniciado a partida na lateral-direita como titular, precisou deixar o duelo para a entrada do arqueiro.

Poucos minutos após Weverton ser expulso, o mesmo Diego Tavares, parado por Weverton, teve a felicidade de ficar livre frente a frente com Vinicius Silvestre, dentro da área, para marcar. (São Bento 1×0 Palmeiras)

O Verdão, que nesta noite estreou em seu uniforme o patch de campeão da Libertadores 2020, chegou ao empate ainda na etapa inicial, em pênalti assinalado pelo VAR em toque de mão de Julinho em lance de dividida com Rony aos 39 minutos. Para a cobrança, partiu o próprio Gustavo Gómez, capitão do time nesta noite, e cobrou a penalidade, de pé direito, no lado esquerdo, deixando tudo igual. (São Bento 1×1 Palmeiras)

Mesmo em desvantagem numérica, o Palmeiras foi superior no decorrer da partida, sobretudo no segundo tempo. Logo após o intervalo, entraram Luan na vaga de Renan, na zaga, e Victor Luis no lugar de Viña, na lateral-esquerda; aos 17 minutos, Newton estreou no lugar de Rafael Elias na cabeça de área do ataque; e aos 36, o atacante Gabriel Silva substituiu Lucas Esteves na ponta-esquerda do ataque do time.

 

Leia mais

Eliminatórias da Copa terá transmissão ao vivo e exclusiva pela TNT e SPACE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*