cidadania

O rio-pretense Vladimir Bovaroti, fisioterapeuta e instrutor de pilates, que mora em Oderzo, no norte da Itália, aproveitou essa quarentena em casa para criar um canal no Youtube. Lá ele posta a rotina dos seus filhos, vídeos de jogos e mais recentemente decidiu criar um quadro falando sobre como é morar na Itália e vai começar a dar dicas sobre cidadania italiana.

Bovaroti mora na Itália há cinco anos, é casado e pai de dois meninos, atende em Oderzo, na sua cidade, e também em San Donà di Piave, e está atendendo também no hospital de Treviso. “Fiz a minha cidadania em 2008. Era bem diferente. As leis mudaram de lá para cá. Lembro que o meu processo, na época, demorou pouco mais de um mês, um mês e meio. Hoje, em Oderzo, os processos duram de 5 até 9 meses, é muito tempo. Mas existem comunes que os processos caminham mais rápido. É uma questão de procurar uma comune certa, pequena”. Ele comenta que viu em grupos no Facebook muitos brasileiros com dúvidas sobre cidadania e sobre a vida na Itália e decidiu começar a fazer os vídeos. “Quero começar a ajudar, dar uma força para quem precisa, quem tiver interesse. Vejo muitas pessoas com dúvidas e vou começar a fazer vídeos respondendo essas perguntas, com o objetivo de agilizar o processo. Quero criar bastante conteúdo”, afirmou.

O canal no Youtube começou para interagir com os filhos durante a quarentena e mostrar as rotinas dos filhotes para os familiares, mas de alguns dias para cá, o fisioterapeuta recebeu também muitas perguntas de amigos do Brasil sobre processos de cidadania. “Tem muita gente desistindo do Brasil, depois de tanto tempo de crise e querem vir para cá. Viram os vídeos e pediram para eu começar a fazer vídeos também falando dos processos. Não sou assessor, muito pelo contrário. Sou só alguém que mora na Itália e sabe como as coisas funcionam. Vou apenas mostrar a realidade e espero que as pessoas não caiam em golpes, porque é isso que a gente vê todo dia nos grupos. Mais e mais pessoas sendo tapeadas. Fiquem ligados no canal que vou fazer bastantes vídeos”.

Leia mais

Não falta trabalho na Itália, afirma brasileiro que obteve cidadania italiana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*