Início Destaques Futurologia dos seguros no Brasil, por Shirtes Pereira

Futurologia dos seguros no Brasil, por Shirtes Pereira

seguros
Shirtes Pereira, especialista no mercado de Seguro

Inegavelmente como todos os demais setores de atividade econômica, os SEGUROS não deixaram de passar por profundas mudanças causadas pela Pandemia do COVID-19. Esta percepção fica ainda mais perceptível ao defrontarmos mudanças significativas nas praticas anteriores com as atuais. Principalmente nos quesitos de ordenamento negocial e valorização de produtos e serviços. O setor de seguros seguirá essas mesmas orientações e tendências para viabilizar todo esse processamento, que tem por objetivo atender ao também novo consumidor de seguros.

Por onde se dará as Mudanças:

  • Aumento na concorrência;
  • Transparência com fortalecimento das Ouvidorias;
  • Redução de Custos nas Empresas do Setor;
  • Redução de Preço para o Consumidor;
  • Novos mecanismos e normas de conduta para proteção do setor e do consumidor (CDC);
  • Queda nos Juros com efeitos no modelo industrial.

A carga tributária brasileira já não é mais o grande impeditivo para este avanço, aliás, pouco tem se falado a respeito. A economia toma seu papel solo, e não quer ficar refém dos impostos.

No campo dos SEGUROS, especificamente, o Empresariado terá que investir cada vez mais em segurança para pode pagar mais barato o seu Seguro.

As regras que se somam para este avanço são de natureza conscienciosa e em respeito á realidade brasileira. Ou seja, vamos construir cada vez mais nosso padrão de Aceitação e Precificação, mesmo em um mercado interno com cerca de 50% de participação estrangeira.

No campo da distribuição dos SEGUROS, os Corretores de Seguros deverão permanecer na Liderança, pois executam melhor este papel de estar mais próximo e atender melhor o consumidor.

No entanto resta-nos saber se vamos crescer acima de dois dígitos, como vimos antes da Pandemia. Muito bem, a mudança mais significativa do ponto de vista da Indústria (Seguradoras) está na “Queda dos Juros”, que fatalmente vão exigir das SEGURADORAS maiores esforços em suas Despesas de Administração (DA) e nas ações para atingir melhores resultados no Industrial.

É um novo e longo caminho que teremos pela frente, com lições para todos, consumidores, corretores de seguros e seguradoras.

Shirtes Pereira

Técnico em Edificações

Bacharel em Economia e Administração de Empresa

Docente ENS (Escola Nacional de Seguros)

Securitário e Corretor de Seguros

Blog – www.colunadoshirtes.com.br

 

Leia mais

Artigo: dano moral, por Shirtes Pereira

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

error: Protegido
Sair da versão mobile