Início Brasileiros pelo mundo Empresário e médica trocam Brasil pela Itália em busca da vida em...

Empresário e médica trocam Brasil pela Itália em busca da vida em família

italia cidadania

O empresário Jones Marques Aldavez, de 36 anos, e sua mulher, a médica, Gabriele Rotili Aldavez, de 38 anos, viviam até pouco mais de dois anos atrás em Caxias do Sul, no Brasil. Gabriele é bisneta de italianos e o que começou com uma procura por suas origens acabou virando um projeto familiar e a migração de toda a família para a Itália. O casal gaúcho vive agora em Bérgamo, com seus dois filhos, de seis e dois anos. Bérgamo fica no norte italiano e tem pouco mais de 100 mil habitantes. “Tudo começou como uma procura para conhecer os antepassados da minha mulher e depois acabamos vendo que a possibilidade de morar aqui era melhor que viver no Brasil”, comenta Jones. Sua mulher, Gabriele, revalidou seu diploma de médica e já trabalha normalmente na Itália. Ela também ajuda outros brasileiros que queiram revalidar seus diplomas.

A ida do casal para a Itália começou em outubro de 2019. “Já tínhamos todos os documentos da Gabriele para dar entrada no processo de cidadania. Entregamos tudo na comune e ficamos esperando o processo. Demorou uns dois meses. Nesse período que tivemos os insights de que era muita vantagem ficar aqui. Conhecemos a cultura, a cidade e achamos bem interessante”, afirmou Jones que depois do reconhecimento da cidadania da mulher retornou para o Brasil para organizar a volta em definitivo para a Itália. “Tínhamos uma vida confortável no Brasil. Eu era empresário, minha mulher médica. Mas não tínhamos tempo para os filhos. E aqui nós temos. Conseguimos ver nossos filhos crescer e temos mais tranquilidade”.

Os dois filhos de Jones e Gabriele já estudam. Nathan está no jardim de infância e Daniel na primeira série. “Vejo que isso não tem preço. Essa questão da liberdade de tempo é muito importante para nós”, afirma Gabriele que conseguiu revalidar seu diploma de médica neste ano. Ela explica que as provas de revalidação foram adiadas várias vezes, por causa da pandemia e neste ano conseguiu finalmente fazer e passar. “É preciso estudar o idioma, ter conhecimento. Mas com tempo e dedicação muitos médicos e profissionais conseguem. Estamos muito felizes aqui”.

No ano passado, Jones teve uma ideia no meio da pandemia. Amante de erva mate, ele viu o seu estoque acabar e ao ir nos mercados italianos ficou assustado com os preços elevados da iguaria brasileira. Viu aí a possibilidade de empreender e começar a vender produtos brasileiros na Itália. Montou o site www.mercatinobrasiliano.it em julho e desde então o seu negócio só cresce. “Surgiu como uma necessidade. Fiquei sem erva para o meu chimarrão e daí fui atrás de comprar mais. Só depois que tive essa ideia”, afirmou o empresário que agora faz a migração do seu negócio online para o físico. Algo inusitado atualmente. Ele justifica essa migração, afirmando que os italianos são conversadores e gostam de ir nos locais físicos, conhecer, saber aonde ficam as lojas. “É cultural. Querem saber o seu nome, sobrenome, quem é você. Isso ainda tem muito aqui. E estamos nessa transição também. Mantemos o online, mas também com o físico agora”, afirmou Jones que já trabalha para franquear o seu negócio.

Jones dá dicas para famílias que desejam migrar, assim como ele fez. O essencial para ele e Gabriele é conhecer antes de tudo a cultura, o modo como vivem os italianos e, principalmente, o básico da língua. “Precisa conhecer pelo menos o básico da língua. Não precisa tanto de gramatica, mas o básico para se comunicar. As dicas que recebi e segui e que me servem muito é ouvir música, ver filmes em italiano, ler, observar bastante as legendas. Quanto a cultura deles, é interessante ver como vivem. Vejo que é mais uma questão moral mesmo. Eles obedecem demais as regras. Um exemplo simples é ver como atravessam a rua. Se atravessar a rua fora da faixa, com certeza é estrangeiro. O italiano não faz isso. Até o simples gesto de atravessar a rua eles respeitam ao máximo. São bem conversadores e respeitosos”.

O casal já se adaptou bem nesses últimos dois anos. Possuem amigos italianos e vivem normalmente. Mas no início notaram diferenças no comportamento deles. “Eles não são iguais a gente, que quando acabamos de conhecer uma pessoa já ficamos amigos, já almoçamos na casa dela, chamamos para a nossa. Eles são mais tradicionais. Vão aos poucos conhecendo, mas quando conhecem e gostam acabou também. São de palavra e honestos”, afirmou Gabriele. Jones comentou sobre os passeios que faz com a família na Itália. Comparou as viagens que fazia de Caxias do Sul até Uruguaiana. “Eu andava horas para ver minha família. Aqui, a mesma viagem que eu fazia lá no Brasil, eu rodo a Itália toda. Tudo está perto, e tudo é história, é património cultural. É uma outra vida, com segurança”.

Quem quiser conhecer mais sobre o casal basta acessar o perfil deles no Instagram: https://www.instagram.com/jonesaldavez https://www.instagram.com/mercatinobrasiliano  e  https://www.instagram.com/dra.gabirotili . 

 

Leia mais

De proprietária a funcionária: a vida de uma gaúcha depois dos 50 na Irlanda

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

error: Protegido
Sair da versão mobile