Início Destaques Conheça Ilaix Moriba, nova estrela da empolgante geração do Barcelona

Conheça Ilaix Moriba, nova estrela da empolgante geração do Barcelona

ilaix moriba

No último dia 6 de março, em pleno Camp Nou, o capitão do Barcelona, ​​Lionel Messi, devolveu a bola para Ilaix Moriba, que cortou o zagueiro do Osasuna – com o pé direito – e acertou um belo chute de pé esquerdo, imparável para o goleiro adversário, a nada menos que 20 metros de distância.

Em meio às comemorações alegres, a mais recente estrela em ascensão de LaLiga abriu os braços para abraçar o gênio argentino. Mas, ali, era ele quem fazia história: afinal, com apenas 18 anos e 46 dias, Ilaix se tornou o quinto artilheiro mais jovem da história do Barcelona.

Nascido em Conakry, capital da Guiné, em 19 de janeiro de 2003, filho de pai guineense e mãe liberiana, Ilaix chegou à capital catalã ainda pequeno e morava com sua família no subúrbio de Santa Coloma de Gramenet. E o primeiro clube da LaLiga a descobrir seu potencial foi o RCD Espanyol, mas não demorou muito para que ele fosse atraído e se juntasse à academia de La Masía do Barcelona – ​​quando tinha apenas sete anos.

Reconhecido como uma futura estrela em potencial, ele subiu rapidamente na classificação, muitas vezes jogando acima de sua faixa etária real, junto com o amigo próximo e também nacionalizado espanhol Ansu Fati, que nasceu na vizinha Guiné-Bissau.

Esse potencial evidente atraiu o interesse dos principais clubes da Europa, especialmente depois de algumas exibições de destaque com a equipe sub-19 do Barça na Liga Juvenil da UEFA de 2018/2019. Mas Ilaix e sua família tinham certeza de que o clube catalão era onde ele queria desenvolver sua carreira, e um novo contrato

Esse potencial evidente atraiu o interesse dos principais clubes da Europa, especialmente depois de algumas exibições de destaque com a equipe sub-19 do Barça na Liga Juvenil da UEFA de 2018/2019. Mas Ilaix e sua família tinham certeza de que o clube catalão era onde ele queria desenvolver sua carreira, e um novo contrato assinado há quase exatos dois anos abriu caminho para sua presença na equipe principal.

Sua ascensão foi rápida. A temporada 2019/2020 viu Ilaix se tornar um jogador regular do time no Barça B, jogando na terceira divisão do futebol espanhol. No outono europeu de 2019, ele jogou pela Espanha na Copa do Mundo Sub-17, marcando na fase de grupos contra os Camarões, com o gol auxiliado pelo então meio-campista do Las Palmas e agora companheiro de equipe Pedri. O primeiro gol de Ilaix na liga foi vital, conseguindo uma vitória tardia por 3-2 sobre Llagostera, tornando-se o segundo marcador mais jovem do Barça B da história.

Já a atual campanha começou com o Ilaix jogando novamente pelo Barça B, enquanto era regularmente chamado para treinar com a primeira equipe pelo técnico Ronald Koeman. Depois de jogar contra Cornella e Rayo Vallecano na Copa do Rei em janeiro de 2020, Ilaix estreou na LaLiga em 13 de fevereiro contra o D. Alavés, poucos dias após seu 18º aniversário. Ele marcou a ocasião ao preparar o companheiro de equipe Trincao para abrir o placar, com uma vitória por 5-1. Poucos dias depois, ele deu uma assistência de calcanhar para o gol de Messi na vitória por 2-0 sobre o Sevilla, antes de marcar contra o Osasuna em apenas sua terceira partida na competição.

Duas assistências e um belo gol nos primeiros 100 minutos de ação na LaLiga foi uma grande chegada ao topo, especialmente considerando que Ilaix marcou apenas duas vezes em 18 jogos pelo Barça B. Enquanto muitos falaram de sua semelhança em estilo e estatura com Paul Pogba, do Manchester United, ele mesmo diz que seu ídolo tem sido o veterano “meio-campista” do Barça, Sergio Busquets, agora um companheiro de equipe, bem como o ex-capitão blaugrana Andres Iniesta.

A fé de Koeman nos jovens talentos realmente valeu a pena durante esta difícil temporada de transição no Camp Nou. Pedri (18), Ansu Fati (18), Ronald Araujo (22), Oscar Mingueza (21), Riqui Puig (21), além dos norte-americanos Sergiño Dest (20) e Konrad de la Fuente (19) tornaram-se valiosas contribuições, que resultaram em mais uma final da Copa do Rei para o clube catalão – além, é claro, da volta à corrida pelo título LaLiga Santander. Onde o mais jovem de todos é Ilaix Moriba, o espanhol nascido na Guiné que começou a sua carreira na LaLiga com força. Mas, lembre-se, ele está apenas começando.

 

Leia mais

Palmeiras busca empate com São Bento pelo Paulistão

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*

error: Protegido
Sair da versão mobile